quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Tenha cuidado com arrependimentos.


De maneira prática, vou relacionar: Atitude, tomada de decisão, frustração, sentimento de culpa com o arrependimento. Veremos que este sentimento o de se “arrepender” é inevitável, porém, quanto mais o evitarmos, mais sucesso e bem estar teremos em nossa vida.

Ditado chinês:
Há três coisas que não voltam mais: uma flecha lançada, uma palavra dita e uma oportunidade perdida”

No meu entendimento a flecha lançada pode se referir a uma atitude tomada ou uma decisão, uma vez que, concluída, a conseqüência é inevitável, bem como, o arrependimento.

De modo geral funciona assim:
Pensamos, tomamos uma atitude ou decisão, mudamos o rumo das coisas, o futuro muda e as conseqüências virão. Estas podem ser positivas ou negativas.

Veja como tudo acontece: Partindo do princípio da Atitude.

- Tomando uma atitude errada ou decisão, mudaremos o nosso futuro, teremos conseqüências ruins e o arrependimento virá. Logo em seguida a frustração e depois o sentimento de culpa.

Atitude Errada ou decisão mal tomada -> Arrependimento -> Frustração -> Sentimento de culpa ->

O arrependimento gera o sentimento de culpa. Este sentimento vai te gerar vários problemas, tais como: tristeza, angústia, aquele poxahhh (não deveria ter feito isso). Vai liberar substâncias no teu cérebro muito desagradáveis que, com certeza, irão te machucar. Não adianta amigo se lamentar, pois, jamais ninguém voltou ao passado. Evite uma atitude mal tomada. Apenas, aprenda e não repita.

Se arrependa sim, mas, com algo que não sabia que era errado. Pense bem no que vai fazer de sua vida. Será que vale apena iniciar mesmo um relacionamento!, retomar aquele antigo! Fazer uma faculdade ou prestar um concurso! Será que o que estou fazendo é certo!

Pense bem antes de tomar qualquer decisão (sempre peça iluminação) que terá sucesso na vida.

Analise outro caso.

- Tomando uma atitude Certa ou decisão, mudaremos o nosso futuro, teremos conseqüências boas, sem arrependimentos, sem frustrações, sem sentimentos de culpa. Substâncias ótimas jorrando no teu cérebro, como: Seretonina, Endorfina e Dopamina, as substâncias do prazer, da alegria. Colaborando com sua qualidade de vida.

Tudo isso só foi escrito graças a aprendizagens de vida, com atropelos e subidas.

5 comentários:

  1. Antônio,

    Vim retribuir seu carinho no meu blog, e encontro um espaço tão cheio de reflexão e paz.
    Eu concordo em tudo no seu texto.
    Acho que a gente tem que saber escolher caminhos, decisões, pesando na balança coração, e acima de tudo razão.
    Já fiz muitas coisas por impulso e me arrependi depois.
    Pra gente ser feliz, basta tão pouco.
    E tenho como meta esse belo e sábio ditado que vc deixou acima:


    “Há três coisas que não voltam mais: uma flecha lançada, uma palavra dita e uma oportunidade perdida”

    Um grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Sil, pela visita, palavras sábias suas, realmente. tudo deve ser direcionado. que coisa boa, iluminação para sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Antonio gostei muito do texto. Bastante reflexivo. Acredito que arrependimentos fazem parte de nosso processo de amadurecimento, nos fazem reavaliar atitudes e tentar melhorarmos como seres humanos. O que não é saudável é deixar que o sentimento de culpa nos paralise. Quando nos arrependemos estamos reconhecendo erros e nos permitindo escolher novos caminhos de forma mais madura e responsável. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Kátia, gostei muito do comentário, bem fixado e direcionado. é assim mesmo que as coisas acontecem, e no final de tudo, permanecemos, vecemos, aprendemos com erros, amadurecemos e evoluimos o nosso espírito. deixamos coisas para trás como um livro e o dia de amanhã é uma nova etapa de vida ou uma nova folha a ser escrita por um novo ser. bjosss

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
    O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Ganhar o mundo inteiro e perde a sua alma? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar no site. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.” Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II (Pedro cap 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas... (Deuteronômio cap 30 ver 15 e 16)
    Quer saber mais acesse:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    “Seja sua bíblia, de católico ou de evangélico.”

    ResponderExcluir