segunda-feira, 26 de abril de 2010

Procurar o auto-conhecimento: Quais são os meus limites?


Quem já não ouviu falar da seguinte frase: “o céu é o meu limite”? Por experiência própria e relatos de pessoas que conheceram bem seus limites. Entre o céu e você, existe algo superável, que se chama limitação. Todos nós a possuímos, é algo que deve ser aceitável, somos seres totalmente limitados.
O auto-conhecimento é importantíssimo, mas, nunca, nunca ultrapasse os limites, nem ao menos deixe o teu corpo ou a tua mente chegar sequer perto dele. Este limite vai de cada um para cada um, pessoas diferentes possuem limites diferentes. Respeitar seus limites significa respeitar o seu corpo. “Tudo de mais e tudo de menos, pode ser um veneno”, é bom procurarmos um equilíbrio para nossa vida. Nada de trabalhar demais, mesmo que te traga um monte de dinheiro. E que seja bem dito, na maioria dos casos nem sempre é um bom negócio. A vida, as pessoas, os amigos ao teu redor sempre será um bom negócio, isso quando feito respeitosamente. Tem pessoas, por exemplo, que se esquecem da vida e das pessoas, visando longos dias de estudo com o objetivo de uma bela carreira auto-suficiente capitalista, onde o ser humano, dentre a cadeia da importância é o último “objeto” prestável.
O sorriso e o olhar do seu semelhante provocado por ti, de maneira solidária, superam qualquer carreira brilhante-seca consumidora. Por causa do poder que o dinheiro traz, a maioria esquece de coisas simples como essas.
O objetivo de o guia de como viver bem, é justamente a lembrança de verdades das quais as pessoas estão, cada dia mais, perdendo memória. Aquele que se diz inteligente é o que sabe viver a sua vida bem, de maneira respeitosa. O que adianta ficarmos rico desmatando, institivando pobres seres vivos que só querem o respirar do bem da vida. O que adianta passar pela vida e não ser percebido. O que adianta a solidão? Nada.
Entre o céu, a mente e o ser, existem o limite, em todos os aspectos, seja no trabalho, nos estudos, no falar, do correr, do comer, do desfrutar. Parte desses conhecimentos, somente vai te ajudar a enfrentar de maneira mais confortável, as adversidades da vida, boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário